sexta-feira, 20 de julho de 2018

A ÉTICA APLICADA NO JARDIM DA LIVRARIA ALMEDINA, com o Comissário Europeu Carlos Moedas


(Foto: Maria do Céu Patrão Neves e Jorge Humberto Dias)

Dia 19, estive no Lançamento do livro sobre Ética Aplicada às Novas Tecnologias, sob coordenação das professoras Maria do Céu Patrão Neves e Maria da Graça Carvalho.

O local escolhido foi o bonito jardim da Livraria Almedina, na rua da escola politécnica, em Lisboa.

A sessão de abertura começou com a Dra. Susana Ramos, das Edições 70, com o engenheiro Vasco Rato, da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento e com a professora Maria do Céu Patrão Neves, catedrática de ética da Universidade dos Açores e coordenadora da coleção de Ética Aplicada.

A professora Graça Carvalho apresentou o currículo do Comissário Europeu Carlos Moedas, reconhecendo o seu papel decisivo em Portugal, quando ainda era Secretário de Estado e a Troika estava em Portugal. Ao nível europeu, reconheceu o aumento do orçamento para a ciência e tecnologia, que atingiu, pela primeira vez, os três dígitos.

Carlos Moedas começou por informar os presentes acerca dos 100 mil milhões para a ciência e a tecnologia no Orçamento Europeu, através do programa "Horizonte Europa".

No seu discurso, o Comissário referiu o caso do veículo rodoviário autoguiado, que matou uma pessoa que ia a atravessar a estrada. Questão? Terá sido uma decisão do veículo? Poderá o veículo ser considerado responsável? Numa determinada linha de análise, o Comissário disse que sim, pois o algoritmo do veículo decidiu que era mais seguro não parar, pois o risco seria maior para as pessoas que iam dentro do veículo.

Olhando para o futuro, o Comissário considera que as ciências sociais e humanas vão ter um papel essencial, devido à necessidade premente de criatividade e reflexão. Também as interseções entre os vários saberes vão ser bastante valorizadas nos especialistas.

Quanto à importante questão da ciber-segurança, Carlos Moedas referiu que esta vai ser resolvida pela investigação que neste momento está a ser desenvolvida pela física quântica, tendo destacado o excelente trabalho da Universidade de Delft, na Holanda.

Por fim, o Comissário Europeu definiu ética como a ciência que estuda os comportamentos humanos e depois propõe modelos socialmente adequados.

Mais informação sobre a Coleção de Ética Aplicada, AQUI
http://eticaaplicada.almedina.net/
Autor: Jorge Humberto Dias

Sem comentários: