quinta-feira, 14 de setembro de 2017

OPINIÃO: Novo livro de LUC FERRY refere o COACHING e a FELICIDADE, mas...




Luc Ferry foi Ministro da Educação em França, entre 2002 e 2004. É filósofo e escritor.

Neste seu novo livro, que muito promete na Introdução, ao abrir o debate entre 2 teorias opostas: a escola que acredita ser possível alcançar a felicidade nesta vida e a escola que não acredita.

No entanto, chegamos ao fim do livro e não encontramos uma conclusão, nem uma bibliografia. (pelo menos na edição portuguesa)

O positivo do livro está no facto de estar escrito numa linguagem bastante acessível para o leitor comum. Além disso, o autor refere ter conhecimento da atualidade sobre a felicidade, o coaching e a felicidade. Todo o livro é uma reflexão atual e pessoal, que coloca o leitor em debate.

Um dos pontos mais interessantes, para a área da filosofia, prende-se com a relação entre a teoria e a prática. Neste livro, Luc Ferry chama a atenção para o facto de em quase todas as áreas haver essa exigência, ou seja, uma certa coerência e articulação entre as competências teóricas e práticas. No entanto, o autor critica a área política, onde essa articulação quase não existe, pois um significativo número de nomeações é realizada, não com base no currículo da pessoa, mas com base noutros critérios que desconhecemos.

Autor: Jorge Humberto Dias


Enviar um comentário