domingo, 10 de setembro de 2017

"A minha experiência no curso de nível I em Aconselhamento Filosófico" (Aida Spahic)



Como a filosofia sempre foi o meu primeiro amor, decidi estudar filosofia na Faculdade de Filosofia da Universidade de Sarajevo. Lembro-me desse período como o mais feliz da minha vida. Quando terminei os meus estudos e entrei no mundo real da Bósnia e Herzegovina, percebi que o que ganhei através dos meus estudos de filosofia não era suficiente para mim, devido à falta de abordagem prática. Eu decidi começar com os meus estudos de pós-graduação no campo da sociologia. Mas ainda assim a filosofia permaneceu como o meu primeiro e único amor. Eu lia livros de filosofia, assim como tudo o que estava relacionado com ela, enquanto trabalhava no setor das ONG’s, a desenvolver novas habilidades sociais práticas.

Passados alguns anos, eu vi uma página de Facebook chamada de “filosofia na prática” e, de seguida, outra página chamada de “orientação filosófica” e a partir daí, a minha procura pelo  melhor curso de aconselhamento filosófico começou. A minha pesquisa na internet levou-me ao Gabinete PROJECT@. Como me pareceu a melhor opção, enviei A minha carta de motivação, assim como o CV. Passados alguns dias, inscrevi-me no curso de Aconselhamento Filosófico, no nível I.

O Dr. Jorge Humberto Dias adicionou-me ao grupo do Gabinete PROJECT@ no Facebook, onde todos os candidatos têm a oportunidade de partilhar as suas opiniões, assim como outras informações. Fiquei encantada com a sua abordagem, pois nunca tinha ouvido falar dela aqui na Bósnia. Tive a oportunidade de contactá-lo em vários momentos e ele sempre foi muito paciente e profissional comigo. Graças à sua abordagem encorajadora, decidi continuar com o curso até ao fim.

O que mais gostei no curso foi a metodologia a distância e baseada na abordagem individual, que me deu a oportunidade de organizar o meu tempo e assim poder dar o meu melhor. No começo, eu realmente não sabia o que esperar, mas depois da primeira avaliação, eu fiquei com a certeza de que estava no caminho certo. Agradeço esta oportunidade de desenvolver habilidades práticas no campo da filosofia e espero participar ativamente no próximo nível.
Mas quem é Aida Spahic?

Aida Spahić, licenciada em Filosofia e Sociologia pela Faculdade de Filosofia da Universidade de Sarajevo; obteve Mestrado e Doutoramento em Sociologia pela Faculdade de Ciência Política da Universidade de Sarajevo. Tem mais de 10 anos de experiência no setor das ONG´s, que lhe proporcionou experiência no campo da análise de políticas públicas, tomada de decisão, rede, gestão de projetos, etc. Desde 2014 que trabalha no Ministério da Saúde, em Sarajevo, Bósnia e Herzegovina. Participou em vários projetos financiados por organizações internacionais e fundos da UE. Atualmente, está envolvida como coordenadora do Mecanismo de Coordenação do País para combater o HIV e a Tuberculose na Bósnia e Herzegovina, apoiado pelo Fundo Global.

Enviar um comentário