terça-feira, 15 de novembro de 2016

WORKSHOP DE ESCRITA CRIATIVA E FILOSOFIA APLICADA EM LISBOA


Workshop:

"Aprofundar a Felicidade Interior - uma Abordagem Filosófico - Criativa"

Dia: sábado

Horário: 9h30 - 13h e 14h30 - 18h

Preço: € 60,00 (clientes do Gabinete PROJECT@: 55,00)

Público-alvo: professores, técnicos superiores de educação, psicólogos, terapeutas, assistentes sociais, animadores, estudantes, etc.

Formadores: Jorge Humberto Dias e Lúcia Vaz Pedro

Programa:

1. Introdução crítica ao tema;
2. Diagnóstico às necessidades dos formandos/as;
3. O contributo da Filosofia Aplicada para a questão da Felicidade;
4. O paradigma raciovitalista;
5. O método PROJECT@;
6. O contributo da Escrita Criativa para a questão da Felicidade;
7. O sentir e o pensar: um processo de racionalização e de organização do pensamento;
8. Definições literárias da realidade circundante;
9. Exercícios práticos de Filosofia Aplicada;
10. Exercícios práticos de Escrita Criativa;
11. Conclusões finais;
12. Avaliação.

Bibliografia

- Dias, Jorge (2006). Filosofia Aplicada à Vida. Pensar Bem, Viver Melhor. Lisboa: Ésquilo;
- Dias, Jorge & Barrientos, José (2010). Idea y Proyecto. La Arquitectura de la Vida. Madrid: Visión Libros;
- Marías (1987). La Felicidad Humana. Madrid: Alianza Editorial;
- Pedro, Lúcia Vaz (2014). “Ensinar/Aprender poesia” IN Jornal de Notícias -  http://www.jn.pt/cultura/dossiers/portugues-atual/interior/ensinar-aprender-poesia-4211613.html;
- Pedro, Lúcia Vaz (2015). “A paixão pela língua portuguesa” IN Observatório da Língua Portuguesa - http://observalinguaportuguesa.org/a-paixao-pela-literatura;
-- Adam, Jean-Michel (1987). Linguistique Textuelle: Typologie et Sequentialité, Paris : Apprendre /Enseigner;
- Bach, Pierre (1987). O Prazer da Escrita. Lisboa: Edições Asa;
- Balancho, M. J. S. & Santos, A. Ribeiro (1993). A Criatividade no Ensino do Português, Educação Hoje. Lisboa: Texto Editora;
- Barbeiro, Luís (1998). O Jogo no Ensino – Aprendizagem da Língua. Lisboa: Legenda Editora;
- Rooyackers (2005). Cem jogos de Linguagem. Lisboa: Edições Asa;
- Vilas –Boas, António (2003). Oficinas de Escrita, Lisboa: Edições Asa;
  

Currículo dos formadores:

Jorge Humberto Dias:

   Doutorado em Filosofia pela Universidade Nova de Lisboa/Universidade de Sevilha, com uma tese sobre a felicidade e o aconselhamento filosófico; diretor do Gabinete PROJECT@ - Consultoria Filosófica; coordenador do grupo de investigação sobre filosofia aplicada na Universidade Católica Portuguesa/CEFi; autor do livro "Filosofia Aplicada à Vida. Pensar Bem, Viver Melhor" (2006), Lisboa: Ésquilo; autor de várias publicações em Portugal, Espanha, Itália, Coreia do Sul e EUA; foi presidente da Associação Portuguesa de Aconselhamento Ético e Filosófico (2004-2008); professor convidado para cursos e conferências em várias universidades do mundo; é embaixador do Plano Nacional de Ética no Desporto (Secretaria de Estado do Desporto e Juventude); tem ministrado várias ações de formação para professores, sendo de destacar a mais recente, como especialista, no Plano Nacional de Promoção do Sucesso Escolar (Direção-Geral de Educação).



Lúcia Vaz Pedro:

 

   Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de português e francês pela Universidade do Porto; apresentadora para televisão da rubrica "Português Atual" no Porto Canal; autora de vários manuais escolares para professores; escritora, sendo de destacar o romance "Janelas para Além das Nuvens"; é cronista no Jornal de Notícias; foi professora convidada de Português no Instituto Politécnico de Macau; tem sido formadora em várias entidades, sendo de destacar o Futebol Clube do Porto, a SONAE e a Universidade Católica do Porto.


Sem comentários: