terça-feira, 29 de março de 2016

COMO FOI O I CURSO LUSO-BRASILEIRO DE ACONSELHAMENTO FILOSÓFICO?

   Realizou-se na passada semana (entre 21 e 25 de março de 2016) o I Curso Luso-Brasileiro de Aconselhamento Filosófico. A sala 206 recebeu uma turma de formandos/as oriundos do Brasil (São Paulo, Campinas, Batatais, Belo Horizonte e Uberlândia) e de Portugal (Maia, Lisboa e Faro). Os currículos também eram diversificados, desde filósofos, psicólogos, terapeutas, professores, etc.

Os Módulos teóricos foram de muito debate, pois os/as formandos/as tinham um interesse acima da média na área do curso, assim como experiências curriculares relevantes para o aprofundamento dos conteúdos ministrados.

As Sessões práticas (consultas) supervisionadas também foram intensas e com análises críticas muito pertinentes. Começou-se com pequenos exercícios de 5 minutos, de 3 perguntas, de 6 perguntas e terminou-se com uma consulta de 30 minutos, em que todos/as os/as formandos/as tiveram a oportunidade de colocar em prática os conteúdos e os métodos/técnicas aprendidos.

Como avaliação final, todos/as os/as formandos/as vão realizar um trabalho teórico-prático de análise crítica sobre os conteúdos e a consulta realizada.


No último dia, toda a turma decidiu fazer uma fotografia na porta principal do Liceu de Faro.


O Doutor Tiago Pita ministrou o Módulo sobre a Diferença entre o Aconselhamento Filosófico e a Psicologia.


O Doutor Jorge Humberto Dias fez a abertura do Curso e ministrou o Módulo sobre História do Aconselhamento Filosófico e sobre Métodos de Aconselhamento Filosófico.


Ainda dentro da sala de aula, a turma decidiu fazer uma fotografia para a posteridade. Está ausente a formada Rita Pedro, dado que faltou na tarde do último dia.


O Doutor Tiago Pita coordenou um grupo de sessões práticas (consultas) supervisionadas.


No início do Curso, o Doutor Jorge Humberto Dias realizou um quebra-gelo, com o objetivo de promover o conhecimento mútuo dos formandos/as, dada a heterogeneidade das suas características (geografia, cultura, área de formação, profissão, etc.).

Em breve anunciaremos aqui o II Curso Luso-Brasileiro de Aconselhamento Filosófico.
Enviar um comentário