domingo, 18 de outubro de 2015

INVESTIGADOR BRASILEIRO VEM A PORTUGAL PARA ENTREVISTAR O DOUTOR JORGE DIAS

No passado dia 8 de outubro, o Investigador brasileiro, Dr. Renato Alves, deslocou-se à Universidade Católica Portuguesa para realizar um trabalho de pesquisa sobre a Linha de Investigação em Filosofia Aplicada, criada pelo CEFi em janeiro deste ano de 2015 e cujo Coordenador é o Doutor Jorge Humberto Dias. A entrevista decorreu na sala de reuniões da Faculdade de Ciências Humanas.


As perguntas colocadas tinham como objetivo entender o percurso académico realizado pelo Doutor Jorge Dias, desde a sua licenciatura (1998), os seus interesses pela dimensão aplicada da Filosofia, as suas primeiras experiências profissionais, por exemplo, na rádio (1999-2006), onde colaborou com consultas de filosofia em direto, até à sua formação em Inglaterra (2003), a fundação da Associação Portuguesa de Aconselhamento Ético e Filosófico (2004), a criação do Gabinete PROJECT@ (2008), a organização do 1º Programa Individual de Formação e Certificação em Aconselhamento Filosófico (PIFEC), com formato on-line e presencial, em 3 idiomas diferentes e com estágio incluído (2010), a realização do seu doutoramento na Universidade Nova de Lisboa (2013 - a primeira tese sobre Consultoria Filosófica em Portugal e a segunda na Europa), a submissão do primeiro Projeto de Investigação sobre Consultoria Filosófica à FCT (2011), a bibliografia produzida até então, a criação da Linha de Investigação em Filosofia Aplicada na Universidade Católica Portuguesa (2015).

Foi assim uma Entrevista que abordou vários temas, sendo o principal objetivo conhecer o método PROJECT@, criado pelo Doutor Jorge Dias em 2006 e publicado na sua versão mais completa em 2010, no livro "Idea y Proyecto. La Arquitectura de la Vida", em co-autoria com o Professor José Barrientos (Universidade de Sevilha) na editora Visión Libros.


Renato Alves faz parte do grupo que constituiu a 1ª Pós-Graduação em Aconselhamento Filosófico, criada no Brasil pelo Centro Claretiano.

Sem comentários: