quarta-feira, 2 de junho de 2010

FORMAÇÃO DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PARA TODOS OS PROFESSORES

O Ministério da Educação vai iniciar em Julho a formação dos professores de todas as disciplinas, numa articulação entre as competências TIC e as competências científicas de cada área curricular.

Neste processo, e à semelhança da formação realizada em Dezembro último, em parceria com a ANQ, a ideia é promover a inovação e o empreendedorismo, assim como o trabalho em equipa, baseada em valores sólidos para a docência de excelência.



 ---------

Numa primeira fase, apenas serão abrangidos 30% dos professores, estando previsto que os restantes recebam esta formação posteriormente, até 2013. As turmas já estão quantificadas e distribuídas pelos FORMADORES seleccionados para cada Região. Quanto aos formandos, deverão ser os Directores das Escolas a indicar o nome dos professores que irão frequentar esta 1ª fase. Esta formação está a ser organizada e coordenada pela Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular.

Na área da Filosofia iremos potenciar o trabalho sobre as competências filosóficas programáticas - na linha de Andre Compte Sponville - filósofo e autor que inspirou todo o «Programa da Disciplina de Filosofia 10º e 11º anos». Tentaremos também desenvolver alguns trabalhos de projecto no âmbito de temas/problemas do mundo contemporâneo, como por exemplo, a questão da Felicidade, da Liberdade Informática, do Impacto da Globalização da Vida de cada Pessoa, da importância da Cidadania na Gestão Política de um País, etc.

Poderá obter mais informações na página web da Direcção-Geral de Recursos Humanos da Educação.

Sem comentários: