sexta-feira, 17 de outubro de 2008

JOSÉ GIL ESCREVE SOBRE FILOSOFIA APLICADA


José Gil, professor de Filosofia na Universidade Nova de Lisboa, foi autor de um livro sobre Filosofia Aplicada. Estamos a referir-nos a "Portugal, Hoje: o Medo de Existir".

Naturalmente, o sucesso de vendas foi a realidade que se seguiu...

Na realidade, em Portugal, ainda não existe o hábito dos Filósofos escreverem livros sobre Filosofia Aplicada a temas/problemas do mundo contemporâneo.

Neste livro, José Gil aborda a questão da inveja e apresenta-nos algumas formas para lidarmos filosoficamente com esse problema que vai invadindo, cada vez mais, as nossas instituições e relações. Resultado dessa atitude invejosa são as difamações, o «mobbing», as calúnias, a violência gratuita, etc.


Na coluna de opinião, que escreve para a revista Visão, José Gil reflecte sobre a domesticação da sociedade. Tecendo duras críticas ao governo, nomeadamente em matéria de gestão e administração da pasta da educação, José Gil manifesta uma enorme preocupação para com o «medo» que os portugueses começam a revelar...


Recorde-se que no seu livro, referido acima, José Gil já havia explicado a situação histórica de Portugal, através do medo vivido nos anos da ditadura...


Referindo-se aos professores, José Gil deixa em aberto um debate já clássico: será a classe dos professores uma classe fragilizada? Se assim for, que alternativas temos para regulamentar a classe? Houve quem já tivesse sugerido, há algum tempo, uma Ordem dos Professores.


Para ler outro artigo sobre a coluna de opinião de José Gil, clique aqui: Blogueio Continental, de João Ricardo Lopes
Enviar um comentário