sexta-feira, 25 de julho de 2008

RELATÓRIO, FÓRUM E WORKSHOP - IX CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE PRÁTICA FILOSÓFICA - ITÁLIA




A 40 minutos da Sardenha, em pleno mar mediterrâneo, encontramos a bela Ilha de São Pedro. Foi nela que a "Federação Italiana de Associações para a Consultoria Filosófica" organizou o IX Congresso Internacional de Prática Filosófica, dedicado ao tema da «Vida Filosófica», embora com abordagem a muitos outros tópicos da prática filosófica profissional e académica.




Este 9º encontro em Itália teve algumas novidades relativamente aos Congressos anteriores, como por exemplo a realização de Fóruns temáticos.

Totalmente inovador foi a realização de uma Sessão Pública de Filosofia para Crianças (dos 9 aos 12 anos) - por Fabio Mulas - numa das ruas de Carloforte.






Outra novidade foi a apresentação, por parte dos Represetantes de cada país, dos Relatórios das Actividades realizadas a nível nacional, no âmbito da prática filosófica, sobretudo pelas associações/sociedades da área.











Vários foram os países que estiveram presentes, desde os EUA à Alemanha, passando pela França, Dinamarca, Israel, Noruega, Finlândia, Portugal, Espanha, Luxemburgo, etc.












Na Sessão de Encerramento foram referidas duas ideias a trabalhar no futuro:

- a importância de alargar o Congresso a países da América Latina, África e Ásia;
- a realização de um número maior de Workshops em detrimento das Lectures.
Enviar um comentário