segunda-feira, 16 de junho de 2008

TESE DE MESTRADO EM FILOSOFIA PARA CRIANÇAS


Em Portugal, a disciplina de Filosofia para Crianças tem vindo a crescer. Actualmente, já existem diversas escolas e colégios com a disciplina. Várias empresas (Espalha Ideias, Oficina das Cores, Croki, etc.) oferecem serviços, tais como oficinas e actividades de tempos livres. Quanto a formação, existem associações de professores a organizar pequenos cursos. Nas Universidades portuguesas já se realizaram alguns cursos de verão e acções de formação.
Durante este mês, encontrámos na comunicação social vários artigos sobre o tema - sinal do interesse e da sua dinâmica na sociedade portuguesa.
Alguns autores consideram que as competências dos alunos poderão beneficiar bastante com o trabalho desta disciplina no 1º ciclo. Outros, mais cépticos, consideram que a disciplina pode ter consequências negativas.
Como referências na área, temos Matthew Lipman e Ann Sharp, Félix García Moriyón, Walter Omar Kohan, Oscar Brenifier, entre outros. (poderá encontrar aqui a lista de referências do Institute for the Advancement of Philosophy for Children)

A Universidade do Minho disponibiliza aos seus visitantes uma Tese de Mestrado, intitulada: "Filosofia para crianças : uma abordagem crítica dentro da filosofia da educação", com autoria da professora Denise Lima e realizada no ano de 2004.
O professor orientador foi Manuel Alte da Veiga.

- Descrição:
Dissertação de mestrado em Educação, área de especialização em Filosofia da Educação.

A obra em versão papel aparece na colecção:
- BUM - Dissertações de Mestrado


Faça aqui o download da Tese de Mestrado
Enviar um comentário