terça-feira, 13 de maio de 2008

PODERÁ A FILOSOFIA SER ÚTIL A UM (A) RECLUSO (A)?

É do conhecimento histórico que Boécio escreveu A Consolação da Filosofia em situação de reclusão.






Poderá adquirir aqui a obra






Mais recentemente, Alain de Botton escreveu uma importante obra de Filosofia Aplicada: O Consolo da Filosofia.





Poderá adquirir aqui a obra







Actualmente, alguns profissionais da Filosofia Aplicada têm pensado sobre a importância que a reflexão e a prática filosóficas podem ter para a vida de uma pessoa em situação de reclusão.
Yolanda Angulo vai ainda mais longe neste trabalho. Ao escrever o artigo "Filosofia terapêutica: Uma alternativa de apoio existencial a mulheres reclusas", tenta demonstrar que a metodologia de Aconselhamento Filosófico pode ser muito útil para as pessoas em situação de reclusão. A sua orientação enquadra-se na metodologia de Peter Raabe - Consultor Filosófico em Vancouver (Canada) e professor de Aconselhamento Filosófico na Simon Fraser University.

A reflexão de Yolanda Angulo foi apresentada num evento intitulado: «ANOTHER WORLD IS NECESSARY: Justice, Sustainable Development and Sovereignty» - Workshops dedicados à Memória de Ana Roy. Este projecto foi apoiado pela «Fundação Christopher Reynolds» e patrocinado pela «Radical Philosophy Association», pela «Union of Radical Political Economists», pela «Global Studies Association», pela «Argentina Autonomista Project» e pelo «Colectivo Cultural Izquinapan». Este conjunto de workshops decorreu entre 19 e 26 de Julho de 2006.
A conferência de Yolanda Angulo foi apresentada a 25 de Julho, pelas 9h, na PRISONS -BIBLIOTECA PUBLICA, Sala Quetzal.





Faça aqui o download do artigo
Enviar um comentário