quinta-feira, 20 de março de 2008

A DISCIPLINA DE FILOSOFIA NO LICEU PEDRO NUNES


«DEPOIS DO ADEUS» é um programa da RTP1, dinamizado por Maria Elisa e que debate os temas mais pertinentes da sociedade portuguesa. O formato é muito interessante, pois convida diversas personalidades, com "curriculo" relevante e pertinente na temática a abordar.

Na emissão nº 4, do dia 9 de Março de 2008, o tema foi a Educação.





Na sequência dos vários programas televisivos sobre este tema (Prós e Contras, Grande Entrevista, Telejornais, etc.) o Programa «Depois do Adeus» foi original. Na nossa perspectiva, forneceu um contributo maior...

Selecionou-se um caso concreto da educação portuguesa: o Liceu Pedro Nunes, em Lisboa. Convidaram-se alguns dos seus ex-alunos e debateu-se a importância dos professores, das actividades, das estratégias utilizadas nas aulas, das experiências vivdas, etc.











Destacamos, aqui, dois comentários: o de Daniel Sampaio e o de Mega Ferreira. Ambos referiram a importância que a disciplina de Filosofia teve na educação e nas opções que tomaram relativamente aos seus trajectos de vida.


Por exemplo, Daniel Sampaio chegou mesmo a considerar que foi a sua professora de Filosofia, através da metodologia mais prática que utilizava nas aulas, que o motivou e orientou na decisão que tomou em seguir Psiquiatria.
Aliás, foi ainda referido que a disciplina de Filosofia é essencial para a formação da autonomia crítica do aluno. Nesse sentido, os debates que existiram nas suas aulas de Filosofia, permitiram motivar o gosto pela disciplina, pela pesquisa, assim como pelos temas.

Mais informações na Página Oficial da RTP.
FONTES:

Enviar um comentário