quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

AS ÁREAS MAIS APLICADAS DA FILOSOFIA


Num texto do professor Desidério Murcho, encontramos uma referência muito interessante sobre a Filosofia Aplicada, que gostariamos de partilhar. A reflexão inicia-se e o diálogo sobre a questão desenvolve-se...

"(...) As áreas mais aplicadas da filosofia, como a ética, a filosofia da arte ou a filosofia política, têm relações óbvias e importantes com o mundo social, político e artístico. Livros como Ética Prática ou Um Só Mundo, de Peter Singer, assim como Sobre a Liberdade, de John Stuart Mill, ou Uma Teoria da Justiça, de John Rawls, mostram bem a importância prática de algumas áreas da filosofia.
Mas seria um erro inferir que a filosofia é importante só porque algumas das suas áreas têm aplicação prática. A filosofia é importante pura e simplesmente porque os problemas filosóficos estão aí e não desaparecem se deixarmos de pensar neles. De modo que a melhor resposta à pergunta “Por que fazes filosofia?” é paralela à resposta que dão os alpinistas quando lhes perguntam para que raio se dão ao trabalho de escalar montanhas: “Porque há montanhas”."

Para ler o texto completo, consulte: De Rerum Natura
Fonte da foto: Webboom
Enviar um comentário